Disciplinas

O Mestrado em Geografia é PRESENCIAL com aulas ministradas preferencialmente de quarta-feira a sexta-feira, no período matutino, vespertino e/ou noturno. Eventualmente haverá aulas aos sábados no período da manhã. A presença é obrigatória em todas as disciplinas matriculadas. Os horários das disciplinas serão disponibilizados no site do Programa, no começo de cada semestre.

Disciplinas Obrigatórias

GEO 601 – Teorias da Geografia – Período de oferecimento: I (4 créditos/60 horas)

Ementa: A geografia na razão iluminista e no movimento romântico; Os fundamentos filosóficos e científicos da Geografia moderna: Kant e o racionalismo científico: O evolucionismo, neolamarckismo, neokantismo e historicismo; Os métodos científicos e a Geografia: método hipotético-dedutivo e neopositivismo, dialética e fenomenologia: Correntes de pensamento: positivismo-historicista, marxismo e hermenêutica; Conceitos: paisagem, meio, região, território, espaço, lugar; Modernidade, globalização, movimentos identitários.


GEO 602 – Organização do Trabalho Científico – Período de oferecimento: I (2 créditos/30 horas)

Ementa: Metodologia do trabalho científico em Geografia. Técnicas de Pesquisa. Trabalhos científicos e publicações científicas: concepções, etapas e normas para elaboração. Ética na prática científica. Seminários de projetos de pesquisa.


GEO 603 – Território e sociedade: produção, apropriação e reestruturaçãoLinha 2 – Produções e Apropriações do Território – Período de oferecimento: II (4 créditos/60 horas)
Ementa: O território em perspectiva: natureza, apropriação e valorização do espaço. Produção do território e modalidades de apropriação. Especificidades e particularidades da formação territorial sob a condição periférica: Estado e processos de modernização, redes e formas de inserção na economia-mundo. Crise, acumulação espoliativa e reestruturações urbano-regionais.

GEO 604 – Epistemologia Socioambiental – Linha 1 – Questões socioambientais e dimensões da natureza – Período de oferecimento: II (4 créditos/60 horas)

Ementa: Fundamentos sobre o conceito de sustentabilidade socioambiental. Elementos, fatores, causas e consequências da Problemática Socioambiental. Complexidade socioambiental à luz da problematização das contradições entre o paradigma capitalista de produção, a regulação. Limites dos ecossistemas antropizados e “naturais”. Fundamentos da epistemologia socioambiental com o ensino de Geografia numa perspectiva multi/trans/interdisciplinar.

GEO 797 – Seminários – Período de oferecimento: II (2 créditos/30 horas)

Ementa: Discussão e troca de experiências dos alunos de pós-graduação, Participação de Seminários de pesquisadores convidados, Apresentação da Pesquisa de mestrado.

GEO 799 – Pesquisa – Período de oferecimento: I e II

Ementa: O objetivo desta disciplina, de caráter prático, é possibilitar ao estudante planejar e desenvolver, sob orientação, o seu trabalho de pesquisa, bem como de elaboração de sua dissertação.

Disciplinas Optativas

GEO 618 – Planejamento e Gestão da Paisagem (4 créditos/60 horas)

Ementa: Estudo do planejamento e gestão no Brasil. Principais atores envolvidos: Estado, Organizações Não Governamentais – ONGs, movimentos populares e empresas. A noção de paisagem na geografia. Instrumentos legais de gestão ambiental da paisagem: ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico), Zoneamento Ambiental, Plano de Manejo, Plano Diretor Municipal, Plano de Recursos Hídricos, Plano de Saneamento, outros; O processo de licenciamento ambiental no Brasil e sua relação com a gestão ambiental da paisagem.


GEO 641 – Geografia Histórica da Zona da Mata (4 créditos/60 horas)

Ementa: Geografia e História: intercâmbios e identidades. A problemática espaço-tempo e o espaço tempo da Zona da Mata. A construção social da região da Zona da Mata: fato ou ficção política? Processo de ocupação da região e implicações sócio-espaciais. A formação da rede urbana e seus rebatimentos territoriais. Os conflitos de poder e territorialidades na Zona da Mata.

GEO 701 – Geografia Histórica das Cidades e Territórios (4 créditos/60 horas)

Ementa: Geografia e História: intercâmbios e identidades; A incorporação do tempo na análise geográfica: o Tempo nas diversas escolas da Geografia; a problemática espaço-tempo e o espaço tempo no campo da Geografia Histórica; Tempo e espaço ou período, evento e lugar. A geografia histórica: escolas principais. Como estudar o passado na geografia: questões metodológicas. A geografia histórica no Brasil.

GEO 711 – Climatologia Aplicada (4 créditos/60 horas)

Ementa: Balanço de Radiação solar. Modificações na superfície provocadas pelo processo de urbanização e suas interações, com a atmosfera. Técnicas e métodos em trabalhos de campo. Equipamentos meteorológicos e estratégias de elaboração em registros de dados experimentais. Dinâmica atmosférica. Técnicas estatísticas e representações cartográficas na análise climatológica. O Campo termohigrométrico e sua relação com os fatores geoecológicos. O clima no planejamento. Estudos de caso.

GEO 712 – Geocartografia e Sistema de Informações Geográficas (4 créditos/60 horas)

Ementa: Conceitos fundamentais de Cartografia Sistemática, de Cartografia Temática e de Cartografia Analítica. Desenvolvimento de técnicas cartográficas, manipulação de projeções, escala, interpretação planimétrica e altimétrica de uma carta topográfica. Desenvolvimento de técnicas de levantamento, análise, síntese e representação cartográfica de informações temáticas, por procedimentos convencionais e digitais. Principais conceitos e as funções básicas de um SIG na análise espacial. Das Escalas Espaciais aos Sistemas de Informações Geográficas, SIG Estruturas Básicas e Organização, Técnicas de mapeamento por Computador. Uso de softwares específicos e aplicações.

GEO 731 – Geopolítica e Escalas do Capitalismo Contemporâneo (4 créditos/60 horas)

Ementa: O modo de produção capitalista: conceitos preliminares. A geopolítica na perspectiva da economia política radical. O capitalismo contemporâneo: fordismo e pós-fordismo. A estruturação escalar da geografia política e econômica do capitalismo sob égide neoliberal. Neoliberalismo e desenvolvimento geográfico desigual: o urbano, regional, nacional e global.


GEO 732 – Paisagens Culturais, Patrimônio e Gestão do Território (4 créditos/60 horas)

Ementa: Usos da memória, produção de narrativas e estratégias de consagração nas políticas públicas de construção, preservação, conservação e salvaguarda do patrimônio histórico urbano material e imaterial e de paisagens culturais; Gestão do território na modernidade tardia; Participação do movimento social e das comunidades locais nas políticas públicas de patrimônio como instrumento para a gestão do território; Projetos de revalorização, requalificação e ressignificação de antigos centros urbanos; Políticas de preservação integrando o patrimônio natural e o patrimônio material e imaterial urbano.


GEO 733 – Produção do Espaço Capitalista, Movimentos Socioterritoriais e Questão Agrária (4 créditos/60 horas)

Ementa: Instrumentos teóricos e metodológicos para a análise dos processos históricos, econômicos, políticos e sociais da sociedade capitalista. Formação dos movimentos socioterritoriais. Questão Agrária e reforma agrária.


GEO 734 – Produção Capitalista e Movimentos Sociais (4 créditos/60 horas)

Ementa: Produção do espaço, território e reestruturação do capital. Processos desiguais de produção e apropriação dos territórios – cidade e campo: pobreza e lutas sociais. Movimentos Sociais clássicos e contemporâneos.


GEO 741 – Espaço urbano-regional: Teorias e Reflexões (2 créditos/30 horas)

Ementa: Globalização e cidades; as cidades nas regiões; relações cidade-campo; reflexões teórico-metodológicas sobre cidades médias e pequenas cidades/cidades locais; papéis recentes das cidades médias na rede urbana; novo Brasil urbano: significados, tendências e perspectivas das cidades médias e pequenas cidades.

GEO 742 – Produção do Espaço Urbano nas Cidades Brasileiras (4 créditos/60 horas)

Ementa: A Cidade e o Urbano: notas para uma distinção do fenômeno urbano; O Povo e a Cidade: os conflitos históricos de poder frente ao processo histórico de produção do urbano; As Cidades e as Redes: conexões, intercâmbios e trocas na cidade contemporânea; A questão Urbana e ambiental na Cidade; Temas sobre a Cidade e o Urbano no Brasil.

GEO 751 – Paisagem e Incêndios Florestais (4 créditos/60 horas)

Ementa: Fogo: conceitos básicos. Fatores que controlam o comportamento do fogo a nível de paisagem: relevo, clima e vegetação. Modificação da paisagem e riscos de incêndios florestais: homogeneização, interface urbano-rural, interferências antrópicas. Determinação espaço-temporal do risco de incêndios em vegetação. Ecologia do fogo: Interferência do fogo na dinâmica sucessional florestal. Interferência do fogo na mesofauna terrestre.


GEO 752 – Paisagens Tropicais e Subtropicais: gênese e dinâmica (4 créditos/60 horas)

Ementa: A evolução do relevo brasileiro e as principais teorias geomorfológicas. A abordagem sistêmica enquanto recurso teórico-metodológico para o estudo da dinâmica e evolução da paisagem. Análise dos processos intempéricos no meio tropical e subtropical e os produtos de alteração. A neotectônica e sua influência na evolução das paisagens. Análise integrada da inserção da dinâmica evolutiva no estudo da paisagem. As dinâmicas da sociedade e as modificações na paisagem.

GEO 776 – Estágio em Ensino I (1 crédito/15 horas)

Ementa: Esta disciplina propõe-se a fornecer a estudantes de pós-graduação experiência de ensino, pelo planejamento, preparação e lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas a nível de graduação do Departamento de Geografia, sob a supervisão e acompanhamento do professor da respectiva disciplina de graduação.


GEO 777 – Estágio em Ensino II (2 créditos/30 horas)

Ementa: Esta disciplina propõe-se a fornecer a estudantes de pós-graduação experiência de ensino, pelo planejamento, preparação e lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas a nível de graduação do Departamento de Geografia, sob a supervisão e acompanhamento do professor da respectiva disciplina de graduação.

GEO 790 – Tópicos Especiais I (1 crédito/15 horas)

Ementa: Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas na UFV.


GEO 791 – Tópicos Especiais II (2 créditos/30 horas)

Ementa: Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas na UFV.


Endereço

Programa de Pós-Graduação em Geografia
Depto de Geografia – Edifício da GEOHistória
Universidade Federal de Viçosa
36570-900 – Viçosa – MG
Email: posgeografia@ufv.br
Youtube: @ppgeo_ufv
Instagram: @pppgeo_ufv
Tel:(31) 3612-7401

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados