Matriz Curricular

O Mestrado Acadêmico em Geografia é PRESENCIAL (com ofertas de disciplinas de forma remota em razão da pandemia pela Covid-19) com aulas ministradas preferencialmente de quarta-feira a sexta-feira, no período matutino, vespertino e/ou noturno. Eventualmente haverá aulas aos sábados no período da manhã. A presença é obrigatória em todas as disciplinas matriculadas. Os horários das disciplinas serão disponibilizados no site do Programa, no começo de cada semestre.

MATRIZ CURRICULAR DO MESTRADO EM GEOGRAFIA

1º Semestre:

• GEO 601 – Teorias da Geografia (4 créditos)
  • GEO 602 – Organização do Trabalho Científico (2 créditos)
  • 1 Disciplina Optativa (à escolha do estudante e do orientador de acordo com a oferta no período)

2º Semestre

• GEO 603 – Território e sociedade: produção, apropriação e reestruturação OU GEO 604 – Epistemologia Socioambiental (4 créditos) – de acordo com a Linha de Pesquisa
  • GEO 797 – Seminários de Dissertação (1 crédito)

3º Semestre

• GEO 776 – Estágio em Ensino I (1 crédito) OU GEO 777 – Estágio em Ensino II (2 créditos) – a critério do orientador
  • GEO 798 – Qualificação da Dissertação (1 crédito)
  • GEO 799 – Pesquisa

4º Semestre

• GEO 799 – Pesquisa

Caso o estudante por algum motivo necessite cursar mais períodos que os previstos (com aprovação da Comissão Coordenadora), deverá estar matriculado na disciplina GEO 799 – Pesquisa em todos os períodos até a conclusão do curso.

Para a integralização do curso, o estudante deve cursar, no mínimo, 14 créditos em disciplinas obrigatórias e 08 créditos em disciplinas optativas e ser aprovado no Exame Padronizado em Língua Inglesa.

Para satisfazer à exigência de língua inglesa, o estudante deverá ser aprovado em exames padronizados de proficiência a serem indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, desde que realizados no prazo máximo de 2 anos.

De acordo com o novo Regimento Geral da Pós-graduação (válido desde outubro de 2020) e o Edital Geral de Seleção 2021/1 (publicado em dezembro de 2020), serão aceitos pela PPG os Exames Padronizados em Língua Inglesa, com as respectivas pontuações mínimas.

O prazo para cumprimento desse requisito não poderá exceder o encerramento das aulas do segundo período do curso, após seu ingresso, sob pena de desligamento.

Programa de Pós-Graduação em Geografia
Depto de Geografia – Edifício da GEOHistória