Inscrição como estudante não-vinculado 2019-II

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia informa que estão abertas até 24/06/2019 as inscrições na modalidade “estudante não-vinculado” para o segundo semestre de 2019.

Segue a relação das disciplinas oferecidas:

GEO 603 – Território e Sociedade: produção, apropriação e reestruturação: Oferecida às quartas-feiras, 14 às 18hs. Carga Horária: 60 horas. Coordenador: Prof. Gustavo Soares Iorio.

Ementa: O território em perspectiva: natureza, apropriação e valorização do espaço. Produção do território e modalidades de apropriação. Especificidades e particularidades da formação territorial sob a condição periférica: Estado e processos de modernização, redes e formas de inserção na economia-mundo. Crise, acumulação espoliativa e reestruturações urbano-regionais.

GEO 604 – Epistemologia Socioambiental: O horário da disciplina será às quartas-feiras, de 08 às 12 horas. Carga Horária: 60 horas. Coordenador: Prof. Edson Soares Fialho.

Ementa: Fundamentos sobre o conceito de sustentabilidade socioambiental. Elementos, fatores, causas e consequências da Problemática Socioambiental. Complexidade socioambiental à luz da problematização das contradições entre o paradigma capitalista de produção, a regulação. Limites dos ecossistemas antropizados e “naturais”. Fundamentos da epistemologia socioambiental com o ensino de Geografia numa perspectiva multi/trans/interdisciplinar.

GEO 711 – Climatologia Aplicada: O horário da disciplina será às segundas-feiras, de 08 às 12 horas. Carga Horária: 60 horas. Coordenador: Prof. Edson Soares Fialho.

Ementa: Balanço de Radiação solar. Modificações na superfície provocadas pelo processo de urbanização e suas interações, com a atmosfera. Técnicas e métodos em trabalhos de campo. Equipamentos meteorológicos e estratégias de elaboração em registros de dados experimentais. Dinâmica atmosférica. Técnicas estatísticas e representações cartográficas na análise climatológica. O Campo termohigrométrico e sua relação com os fatores geoecológicos. O clima no planejamento. Estudos de caso.

GEO 712 – Geocartografia e Sistema de Informações Geográficas: a ser oferecida de forma concentrada no período de 15 a 23 de julho, exceto no domingo, de 08 às 12 e de 14 às 18 horas. Carga Horária: 60 horas. Coordenador: Prof. José Flávio Morais Castro.

Ementa: Conceitos fundamentais de Cartografia Sistemática, de Cartografia Temática e de Cartografia Analítica. Desenvolvimento de técnicas cartográficas, manipulação de projeções, escala, interpretação planimétrica e altimétrica de uma carta topográfica. Desenvolvimento de técnicas de levantamento, análise, síntese e representação cartográfica de informações temáticas, por procedimentos convencionais e digitais. Conhecer os principais conceitos e as funções básicas de um SIG na análise espacial. Das Escalas Espaciais aos Sistemas de Informações Geográficas, SIG Estruturas Básicas e Organização, Técnicas de mapeamento por Computador, uso de softwares específicos e aplicações.

GEO 734 – Produção Capitalista e Movimentos Sociais. O horário da disciplina será às terças-feiras, de 08 às 12 horas. Carga Horária: 60 horas. Coordenador: Prof. Valter Machado da Fonseca.

Ementa: Produção do espaço, território e reestruturação do capital. Processos desiguais de produção e apropriação dos território – cidade e campo: pobreza e lutas sociais. Movimentos Sociais clássicos e contemporâneos.

Mais instruções no link: Instruções-para-Estudantes-não-vinculados-2019-II

Formulário de inscrição 2019-II

Informamos que o horário de funcionamento da Secretaria da Pós-Graduação é de 13hs às 17hs.

Programa de Pós-Graduação em Geografia
Depto de Geografia – Edifício da GEOHistória